Na quarta-feira (26/4), o Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável de Contagem aprovou, por consenso, a criação de um Grupo de Trabalho – GT do Clima, para conduzir as questões relativas ao clima na cidade.
A decisão foi tomada após a apresentação da Proposta de Elaboração de Compliance Climático para o município, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). A proposta trata das medidas e ações, em acordo com as leis e regulamentos nacionais e internacionais, para diminuir o impacto das mudanças climáticas na cidade.
Contagem é um importante corredor logístico, cortado por duas rodovias federais (BR-381 e BR-040), e as rodovias estaduais, ferrovia Centro Atlântica e pela Via Expressa, possuindo cerca de 70 transportadoras, que impactam no aumento da temperatura média da terra.
Segundo a superintendente de Políticas Socioambientais, Sirlene Almeida, a composição do GT do Clima, por vários segmentos sociais, empresas, sociedade e governo, é uma forma de mobilizar toda a sociedade para discussão e implementação de uma lei específica para a Política de Mudança do Clima do território.
“Esta lei deve ser elaborada em alinhamento com legislações, com a formulação, adoção e implementação de planos, programas, políticas, metas e ações envolvendo a participação social, em acordo com compromissos políticos internacionais - como o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia e a ACA Brasil, que foram assinados pela prefeita Marília Campos", ressaltou.